Raiva é uma emoção comum de ser sentida às vezes, mas se é constante, pode ser um indício de depressão. Nessa matéria, é abordado o assunto da raiva e outros sintomas na depressão.
O estresse é uma reação natural a demandas e eventos específicos, mas o estresse contínuo pode afetar a saúde e o bem-estar de uma pessoa.
Neste artigo, o autor fala sobre os efeitos do estresse em nosso corpo e o que podemos fazer para melhorar.
Desafios e ameaças para o seu bem-estar podem causar estresse, e ele pode vir de uma rotina, mudanças bruscas, traumas. O estresse é um meio de sobrevivência do corpo humano. Ao estar em uma situação de perigo, o mecanismo de luta ou fuga avisa quando e como responder a isso. Mas se é ativado constantemente, ou muito facilmente, prejudica a nossa saúde mental e física.
Ao estar em uma posição desafiadora, o corpo ativa recursos que ajudam as pessoas a confrontarem a ameaça ou a alcançar a segurança o mais rápido possível, e faz isso produzindo grandes quantidades de cortisol, epinefrina e norepinefrina. Eles levam a:
Aumento da pressão arterial;
Preparação muscular;
Sudorese;
Estado de alerta;
Alta frequência cardíaca.
Além disso, ele desacelera algumas funções corporais normais, como as realizadas pelo sistema digestivo e imunológico, para que o corpo concentre os recursos na ameaça.
Isso pode contribuir para problemas nos seguintes sistemas:
Cardiovascular;
Respiratório;
Sono;
Imunológico;
Reprodutivo.
Além disso, pode aumentar o risco de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e outros transtornos de saúde mental.
A depender do nível e constância que você o sente, para ajudar seu corpo a regular os níveis de estresse, você pode:
Terapia, assim conseguimos entender quais são os seus estressores e a melhor forma que pode lidar com eles;
Exercício físico;
Nutrição balanceada e saudável;
Reduzir estimulantes como álcool, drogas e cafeína;
Organizar seu tempo e prioridades, para uma gestão e rotina mais tranquila;
Utilizar técnicas de respiração e relaxamento;
Conversar;
Reconhecer os sinais do estresse no corpo, para identificá-lo e buscar tratamento rapidamente.
Para fazer psicoterapia comigo, clique aqui e vamos conversar.
Referência: FELMAN, Adam. Why stress happens and how to manage it. Medical News Today, 27 out. 2023. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/145855 . Acesso em: 30 maio 2024.
Raiva é uma emoção comum de ser sentida às vezes, mas se é constante, pode ser um indício de depressão. Nessa matéria, é abordado o assunto da raiva e outros sintomas na depressão.
Neste artigo, as autoras trazem mais informações sobre como a depressão pode se manifestar e alguns de seus sintomas e causas.
A ansiedade e a depressão afetam diretamente a rotina de sono, podendo causar dificuldades para dormir, cansaço excessivo, dormir horas demais ou dormir mal.
WhatsApp us