Raiva é uma emoção comum de ser sentida às vezes, mas se é constante, pode ser um indício de depressão. Nessa matéria, é abordado o assunto da raiva e outros sintomas na depressão.
A ansiedade e a depressão afetam diretamente a rotina de sono, podendo causar dificuldades para dormir, cansaço excessivo, dormir horas demais ou dormir mal.
Essa matéria de Harvard fala mais sobre a correlação entre o sono, a saúde do cérebro e a saúde cardiovascular. Nela, destaca-se que, ao longo do tempo, não dormir o suficiente pode prejudicar sua saúde cardiovascular, aumentando as chances de ataque cardíaco e derrame.
Além de dormir horas suficientes por noite (entre 7 e 9 horas, para adultos), esse sono precisa ter qualidade. Passamos por diversos estágios de sono, e dentro deles, o corpo se recupera de múltiplas formas. Ao ter sono leve, acordar muitas vezes durante a noite ou dormir poucas horas, prejudicamos essa função restauradora.
“Quando as pessoas não têm quantidades suficientes de sono profundo, a pressão arterial pode não diminuir como deveria. Isso pode desencadear atividade nas células das paredes dos vasos sanguíneos e ativar inflamações prejudiciais.” – Sleep and brain health: What’s the connection? – Harvard Health
Por isso, preste atenção na sua rotina de sono: se ela está desregulada, se você dorme muito ou pouco, e o que pode estar causando essa variação. Se perceber esses sintomas, procure um médico.
Para fazer psicoterapia comigo, clique aqui e vamos conversar.
Raiva é uma emoção comum de ser sentida às vezes, mas se é constante, pode ser um indício de depressão. Nessa matéria, é abordado o assunto da raiva e outros sintomas na depressão.
Neste artigo, as autoras trazem mais informações sobre como a depressão pode se manifestar e alguns de seus sintomas e causas.
O stress é uma reação natural a demandas e eventos específicos, mas o estresse contínuo pode afetar a saúde e o bem-estar de uma pessoa.
WhatsApp us